Educação Infantil

• “Uma outra criança é sempre uma grande possibilidade e companhia para conhecer o mundo que acabam de chegar.”

— Paulo Fochi, 2018.

Na Escola Literal, a Educação Infantil é a fase das descobertas e conquistas. Momento em que nosso trabalho está voltado para proporcionar oportunidades de desenvolvimento da identidade, da autonomia, das competências, de promover as primeiras experiências de convivência, descobrir o outro e a si mesma, dando a elas o privilégio de encontrar seus pares, outras crianças.

De 1 a 3 anos

Com influência da abordagem de Emmi Pikler, pediatra Húngara, que desenvolveu um trabalho em que a afetividade nas relações é o princípio básico para o desenvolvimento da autonomia, da motricidade livre, da saúde e bem-estar infantil.

De 4 a 6 anos

Centrada na abordagem pedagógica de Reggio Emilia (Itália). Chamada de Pedagogia da Escuta e do Diálogo, a mais difundida na Europa, que vê cada criança como um ser único, protagonista, rico em possibilidades, cercado de afeto e dedicação.

Princípios de trabalho:

• Laço afetivo entre o adulto e a criança.
    • Campos de experiências.
    • Convivência entre os pares (outras crianças).
    • Construção da Identidade e Autonomia.
    • Sentimento de integração e pertencimento.

Matriz Curricular

• Maternais e Infantil III (para alunos de 1 a 3 anos): Áreas do conhecimento: Artes Visuais, Educação Musical, Hábitos de Higiene, Linguagem Oral e Escrita, Conhecimento Matemático, Movimento, Natureza e Sociedade, Psicomotricidade, Estações Pedagógicas, Hora do Conto e Culinária.
    • Infantil IV e V (para alunos de 4 a 5 anos): Áreas do conhecimento: Artes Visuais, Educação Física, Educação Musical, Hábitos de Higiene, Língua Inglesa, Linguagem Oral e Escrita, Conhecimento Matemático, Natureza e Sociedade, Estações de Brincadeiras, Hora do Conto e Culinária.
    • Atividades Complementares para Educação Infantil: (dentro do no horário curricular) Ballet, Movimento, Música, Inglês e Psicomotricidade.

A aula de psicomotricidade e a aula de movimento trabalham a coordenação motora, a expressividade e as questões emocionais da infância, através de atividades lúdicas que envolvem, dança, música, jogos em equipe/times e diferentes materiais (bolas de diferentes tamanhos, caixas, bastões, bambolês…). A criança tem a oportunidade de vivenciar em forma de brincadeira suas relações, socializando, trabalhando em equipe e desenvolvendo-se de maneira global com atividades que promovem o bem estar físico e emocional.

Projetos Especiais

• Mostra de Artes;
    • Mostra Cultural;
    • Projeto Identidade e Autonomia
    • Projeto esportivo: Jogos Solidários Literal;

Ensino Regular (tarde)
    • Entrada: a partir das 13h até às 13h10.
    • Saída: a partir das 17h até às 19h.